0016
ESTADO DO AMAZONAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ARIPUANÃ
MUNICÍPIO DE NOVO ARIPUANÃ
RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES
ECONÓMICO-FINANCEIRAS
- EXERCÍCIO DE 2023 -
CNPJ: 04.278.818/0001-21
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M
z
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I.	APRESENTAÇÃO
A Lei Complementar Estadual 6, de 22 de janeiro de 1991 impõe aos Gestores
Públicos a obrigatoriedade de apresentação do Balanço Geral ao Tribunal de Contas do Estado,
conforme disposto nos artigos 9° e 20, transcrito:
Art. 9.° ■ O Balanço Geral dos Municípios referente ao
exercício anterior serà remetido à Câmara Municipal até o dia 30 de março,
acompanhado da publicação de seu extrato no Diário Oficial do Estado ou, se
houver, do Município, e constituído dos documentos a seguir:
I	■ Balanço Orçamentário;
II	- Balanço Financeiro;
III	- Balanço Patrimonial.
Art. 20 - O Prefeito Municipal apresentará ao Tribunal de
Contas do Estado, na forma que dispuser a Lei, de acordo com Ato Normativo
do mesmo Tribunal:
Constitui atribuições constitucional do Tribunal de Contas do Estado a
apreciação sob o ponto de vista técnico da Prestação de Contas Anual apresentada pelo Chefe
do Poder Executivo.
Após a emissão do Parecer Prévio pelo Tribunal de Contas, o artigo 71 da
Constituição da República Federativa determina que o julgamento das contas públicas
municipais seja exercido pela Casa Legislativa.
Assim, extrai-se da previsão legal do dispositivo constitucional, a competência
do Tribunal de Contas de subsidiar tecnicamente o julgamento político das contas anuais,
realizado pela Câmara Municipal, oferecendo-lhe Parecer Prévio, contendo informações
detalhadas sobre o cumprimento das fixações orçamentárias no exercício financeiro de 2023.
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II.	DA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL
Compõe a Prestação de Contas do Município de Novo Aripuanã do exercício
financeiro de 2023, dentre outros documentos:
I-	Demonstrativo da Receita e da Despesa segundo as Categorias Econômicas
- Anexo 01;
II-	Receita segundo as Categorias Econômicas - Anexo 02-A;
III-	Despesa segundo as Categorias Econômicas - Anexo 02-B;
IV-	Natureza da Despesa por Órgão - Anexo 02-C;
V-	Natureza da Despesa por Unidade - Anexo 02-D;
VI-	Programa de Trabalho - Anexo 06;
VII-	Demonstrativo de Funções, Subfunções e Programas, por Projetos e
Atividades - Anexo 07;
VIII-	Demonstrativo de Funções, Subfunções e Programas, conforme Vínculo
com Recursos - Anexo 08;
IX-	Demonstrativo de Despesa por Órgão e Unidade - Anexo 09;
X-	Comparativo da Receita Orçada com a Arrecadada - Anexo 10;
XI-	Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo 11;
XII-	Balanço Orçamentário - Anexo 12;
XIII-	Balanço Financeiro - Anexo 13;
XIV-	Balanço Patrimonial - Anexo 14;
XV-	Variações Patrimoniais - Anexo 15;
XVI-	Demonstrativo da Dívida Fundada - Anexo 16;
XVII-	Demonstrativo da Dívida Flutuante - Anexo 17;
XVIII- Demonstrativo dos Fluxos de Caixa - Anexo 18 e;
XIX- Outros documentos exigidos pela Resolução TCE/AM 27, de 27 de
novembro de 2013.
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III.	DAS ATIVIDADES ECONÓMICO-FINANCEIRAS
l.DA RECEITA
1.1.	DA RECEITA PREVISTA
A Lei Municipal 11 de 16 de dezembro de 2022 - Lei Orçamentária para o
exercício financeiro de 2023 - estimou a receita em RS 61.968.270,00 (sessenta e um milhões,
novecentos e sessenta e oito mil, duzentos e setenta reais), conforme detalhamento a seguir:
Receitas Correntes	70.113.190,00
Receita Tributária	2.038.500,00
Receita de Contribuições	70.000,00
Receita Patrimonial	56.410,00
Receita de Serviços	50.000,00
Transferências Correntes	67.898.280,00
Outras Receitas Correntes	0,00
Receita de Capital	0,00
SUB-TOTAL	70.113.190,00
(R) Deduções Da Receita	(8.144.920,00)
SUB-TOTAL	(8.144.920,00)
TOTAL GERAL	61.968.270,00
1.2.	DA RECEITA ARRECADADA
A Receita Orçamentária Líquida do exercício financeiro de 2023 somou RS
96.512.416,21 (noventa e seis milhões, quinhentos e doze mil, quatrocentos e dezesseis reais e
vinte e um centavos), registrando excesso de arrecadação de RS 34.544.146,21 (trinta e quatro
milhões, quinhentos e quarenta e quatro mil, cento e quarenta e seis reais e vinte e um
centavos), superando em aproximadamente 55,74% a receita bruta orçada	'
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Quadro 02:
Receita	Exercício de 2023		Saldo (b-a)	% (b/a)
	Previsão atualizada (a)	Arrecadação (b)		
1.1. Receitas Correntes	70.113.190,00	94.869.080,95	24.755.890,95	135,31%
Receita Tributária	2.038.500,00	2.731.576,91	693.076,91	134,00%
Receita de Contribuições	70.000,00	84.394,74	14.394,74	120,56%
Receita Patrimonial	56.410,00	1.972.801,40	1.916.391,40	3497,25%
Receita de Serviços	50.000,00	66.799,28	16.799,28	133,60%
Transferências Correntes	67.898.280,00	90.013.508,62	22.115.228,62	132,57%
Outras Receitas Correntes	0,00	0,00	0,00	0,00%
1.2. Receitas de Capital	0,00	10.023.208,15	10.023.208,15	
Operações de Crédito	0,00	0,00	0,00	0%
Alienação de Bens	0,00	0,00	0,00	0%
Amortização de Empréstimos	0,00	0,00	0,00	0%
Transferência de Capital	0,00	10.023.208,15	10.023.208,15	-
Demais Receitas de Capital	0,00	0,00	0,00	0
Total da Receita Orçamentária Bruta	70.113.190,00	104.892.289,10	34.779.099,10	149,60%
(-) Deduções para o FLTNDEB	(8.144.920,00)	(8.379.872,89)	(234.952,89)	102,88%
Receita Orçamentária Líquida	61.968.270,00	96.512.416,21	34.544.146,21	155,74%
1.3.	DA RECEITA TRIBUTÁRIA
A Receita Tributária em 2023 somou RS 2.731.576,91 (dois milhões, setecentos e
trinta e um mil, quinhentos e setenta e seis reais e noventa e um centavos) e superou a estimativa
anual em 34%, com saldo de RS 693.076,91 (seiscentos e noventa e três mil, cento e setenta e seis
reais e noventa e um centavos).
Quadro 03:
Receita	Exercício de 2023		Saldo (b-a)	% (b/a)
	Previsão atualizada (a)	Arrecadação (b)		
Receita Tributária	2.038.500,00	2.731.576,91	693.076,91	134,00%
1PTU	150.000.00	126.251,31	-23.748,69	84.17%
IRRF	720.000,00	876.261.00	156.261.00	121.70%
ITBI	15.000,00	15.532,03	532.03	103.55%
ISSQN	1.100.000,00	1.674.041,47	574.041,47	152,19%
TAXAS	53.500.00	39.491,10	-14.008,90	73,82%
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1.4.	RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
A arrecadação de Receita de Contribuições, constituída pela contribuição para custeio
de serviço de iluminação pública, somou, no exercício financeiro de 2023, RS 84.394,74 (oitenta e
quatro mil, duzentos e noventa e quatro reais e setenta e quatro centavos), superando as
projeções orçamentárias do período em 20,56%.
Quadro 04:
Receita	Exercício de 2023		Saldo (b-a)
	Previsão atualizada (a)	Arrecadação (b)	
Receita de Contribuições	70.000,00	84.394,74	14.394,74
Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública	70.000,00	84.394,74	14.394,74
1.5.	DA RECEITA PATRIMONIAL
A Receita Patrimonial, que compõe o somatório das receitas correntes, refere-se ao
resultado financeiro da fruição do patrimônio, decorrente de bens mobiliários oriunda de aplicação
no mercado financeiro.
No exercício financeiro de 2023, a arrecadação desta receita somou RS 1.972.801,40
(dois milhões, trinta e seis mil, seiscentos e cinquenta e três reais e noventa e dois centavos).
Quadro 05:
Receita	Exercício de 2023		Saldo (b-a)
	Previsão atualizada (a)	Arrecadação (b)	
Receita Patrimonial	56.410,00	1.972.801,40	1.916.391,40
Aplicação Financeira Recursos Ordinários	15.000,00	316.120,01	301.120,01
Aplicação Financeira Recursos Vinculados	41.410,00	1.656.681,39	1.615.271,39
1.6.	DA RECEITA DE SERVIÇOS
A Receita de Serviços registrada nessa Prestação de Contas é oriunda dos serviçe^
captação, adução, tratamento, reserva e distribuição de água.
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A receita de serviço somou RS 66.799,28 (sessenta e seis mil, setecentos e noventa e
nove reais e vinte e oito centavos), ultrapassando as projeções em 33,60%.
Quadro 06:
Receita	Exercício de 2023		Saldo (b-a)
	Previsão atualizada (a)	Arrecadação (b)	
Receita de Serviço	50.000,00	66.799,28	16.799,28
Serviço de Captação, Adução, Tratamento, Reserva e Distribuição de Água	50.000,00	66.799,28	16.799,28
1.7.	DAS TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
Compõem as Transferências Correntes, os recursos financeiros recebidos de outras
pessoas de Direito público ou privado, quando destinadas a atender a despesa de manutenção e
funcionamento, de natureza eminentemente corrente.
A receita bruta de Transferências Correntes em 2023 somou RS 90.013.508,62
(noventa milhões, treze mil, quinhentos e oito reais e sessenta e dois centavos), superando a
previsão orçamentária em 32,57%.
Quadro 07:
Receita	Exercício de 2023		Saldo (b-a)	% (b/a)
	Previsão atualizada (a)	Arrecadação (b)		
Transferências Correntes	67.898.280,00	90.013.508,62	22.115.228,62	132,57%
FPM	28.272.500,00	29.399.761,90	1.127.261,90	103,99%
ITR	12.000,00	77.448,61	65.448,61	645,41%
Transferência das Compensações Financeiras pela Exploração do Petróleo	278.000,00	550.782,79	272.782,79	198,12%
Transferências de Recursos do SUS	5.516.000,00	11.944.476,89	6.428.476,89	216,54%
Transferências de Recursos do FNDE	815.000,00	1.361.884,79	546.884,79	167,10%
Transferência Complementar do FLTNDEB	6.604.990,00	9.122.684,01	2.517.694,01	138,12%
Transferências de Recursos do FNAS	521.200,00	4.548.514,20	4.027.314,20	872,70%
Outras Transferências da União	30.000,00	265.582,53	235.582,53	0,00%
ICMS	14.100.300,00	14.927.659,83	827.359,83	105,87%
IPVA	77.800,00	139.019,94	61.219,94	178,69%
IPI	34.500,00	27.724,47	(6.775,53)	80,36%
CIDE	33.000,00	5.243,77	(27.756,23)	15,89%
Transferência Compensação Financeira Royalties	155.870,00	158.936,62	3.066,62	101,97%
Cota-Parte ICMS compensação	0,00	173.982,46	173.982,46	0,00%
Outras Transferências dos Estados e DF	0,00	4.284.863,58	4.284.863,58	0,00>r^=
Transferência Multigovernamental FUNBEB	11.447.120,00	13.024.942,23	1.577.822,23,	
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1.8.	DAS RECEITAS DE CAPITAL
001628
No exercício financeiro de 2023, o Município de Novo Aripuanã arrecadou RS
10.023.208,15 (dez milhões, vinte e três mil, duzentos e oito reais e quinze centavos) em Receita
de Capital - recursos recebidos de outras pessoas de direito público - governos federal e estadual:
Quadro 08:
Área destinação
União - Saúde - FNS - Estruturação de Unidades de Atenção Especializada - Emenda
União - Infraestrutura - MDR - Contrato Repasse 894334-2019 - Pavimentação/Asfalto
União - MD - Calha Norte - Convênio 915319 - Aquisição de equipamento de construção e
veículo de carga
União - MD - Calha Norte - Convênio 916413 - Construção de Shopping Popular no
Município de Novo Aripuanã/AM
União - MD - Calha Norte - Convênio 923947 - Construção de praça no Município de Novo
Aripuanã/AM
União - MDS - Convênio 909862 - Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de
Assistência Social - Construção de Centro de Referência de Assistência Social
União - MDS - Convênio 914654 - Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de
Assistência Social - Construção de Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Estado - Educação - SEDUC - Convênio 12/2019 - Reforma da Escola Estadual Augusto Sá
Valor
57.349,00
4.026.254,85
2.000.000,00
1.000.000,00
2.000.000,00
362.900,00
370.540,00
206.164,30
2.	DAS ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
No decorrer do exercício 2023, os mecanismos retificadores do Orçamento foram autorizados pela
Lei Municipal 11/2022 Lei Orçamentária Anual - LOA, resultando na ampliação da despesa autorizada,
conforme a seguir demonstrado:
Quadro 09:
1. Dotação Inicial	61.968.270,00
2. Créditos Adicionais Suplementares por excesso	25.805.504,22
3. Créditos Adicionais Suplementares por superávit	3.665.081,70
4. Créditos Adicionais Suplementares Especial	391.783,27
Despesa Autorizada Final (1+2+3+4)	91.830.639,-^
Do total autorizado, foi empenhado o montante de R$ 89.982.445,21 (oitenta e nove milhões,
novecentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais e vinte e um centavos) resultando
em saldo nas despesas orçamentárias de R$ 1.848.193,98 (um milhão, oitocentos e quarenta e oito mil,
cento e noventa e três reais e noventa e oito centavos).
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Quadro 10:
1.	Despesa Autorizada Final 2.	Despesa Realizada 3.	Economia Orçamentária (1-2)	91.830.6 39,19 89.982.4 45,21
	1.848.19 3,98
3.	DA DESPESA
3.1.	DA FIXAÇÃO DA DESPESA
As despesas públicas constituem o conjunto dos gastos públicos autorizados por
intermédio do orçamento ou de créditos adicionais, devendo evidenciar a política económico-
financeira e o programa de governo destinado a satisfazer as necessidades da comunidade.
Considerando a estrutura organizacional do Município, a Lei Municipal 11/2022 fixou
recursos para o exercício de 2023, no Orçamento Municipal da seguinte forma:
Quadro 11:
DESCRIÇÃO DO ORGÃO	FISCAL	SEGURIDADE	TOTAL
Câmara Municipal	3.021.000,00	0,00	3.021.000,00
Gabinete do Prefeito	1.525.000,00	0,00	1.525.000,00
Secretaria de Administração	5.604.222,00	0,00	5.604.222,00
Secretaria de Finanças	1.219.600,00	0,00	1.219.600,00
Secretaria de Saúde	0,00	2.933.000,00	2.933.000,00
Secretaria de Assistência Social	0,00	1.240.000,00	1.240.000,00
Secretaria de Educação	24.144.215,16	0,00	24.144.215,16
Secretaria de Obras e Viação	5.097.281,08	0,00	5.097.281,08
Secretaria de Agricultura e Abastecimento	646.000,00	0,00	646.000,00
Secretaria de Habitação e Inst. Social e Regularização Fundiária	173.000,00	0,00	173.000,00
Secretaria de Meio Ambiente	153.000,00	0,00	153.000,00
Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio	176.000,00	0,00	176.000,00
Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto	1.550.000,00	0,00	1.550.000,00
Secretaria de Segurança Urbana	500.000,00	0,00	500.000,00
Fundo Municipal de Assistência Social	0,00	1.222.810,00	1.222.810,00
Fundo Municipal de Saúde	0,00	10.729.491,76	10.729.491,76
Fundo da Habitação de Novo Aripuanã	30.000,00	0,00	30.000,00
Fundo de Desenvolvimento Rural Sustentável	30.000,00	0,00	30.000,00
Fundo do Direito da Criança e do Adolescente	0,00	30.000,00	30^01^
Reserva de Contingência	1.943.650,00	0,0fri	i.9^w£kg^
TOTAL GERAL	45.812.968,24	16.155.301,76)	
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3.2. DA DESPESA AUTORIZADA
001630
A despesa autorizada final soma R$ 91.830.639,19 (noventa e um milhões, oitocentos e
trinta mil, seiscentos e trinta e nove reais e dezenove centavos).
3.3.	DA DESPESA EMPENHADA
A despesa empenhada pelo Município de Novo Aripuanã no exercício financeiro de 2023 soma
R$ 89.982.445,21 (oitenta e nove milhões, novecentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e quarenta e
cinco reais e vinte e um centavos), demonstrado abaixo por categorias econômicas e Poder.
Quadro 12:
Despesa	Dotação atualizada (a)	Despesa Empenhada			Saldo das dotações (a-b)
		Poder Executivo	Poder Legislativo	Consolidado (b)	
Despesas Correntes	71.028.428,73	67.083.666,88	3.154.728,36	70.238.395,24	790.033,49
Despesa de Capital	20.802.210,46	19.662.635,77	81.414,20	19.744.049,97	1.058.160,49
Reserva de Contingência	0,00	0,00	0,00	0,00	0,00
TOTAL DA DESPESA	91.830.639,19	86.746.302,65	3.236.142,56	89.982.445,21	1.848.193,98
3.4.	DA DESPESA LIQUIDADA
O total da despesa liquidada no exercício de 2023 foi de R$ 82.681.868,29 (oitenta e dois
milhões, seiscentos e oitenta e um mil, oitocentos e sessenta e oito reais e vinte e nove centavos),
demonstrado abaixo por categorias econômicas e Poder.
Quadro 13:
Despesa	Dotação atualizada	Despesa Liquidada		
		Poder Executivo	Poder Legislativo	Consolidado
Despesas Correntes	71.028.428,73	66.774.155,74	3.139.867,36	69.914.023,10
Despesa de Capital	20.802.210,46	12.686.430,99	81.414,20	12.767.845,19
Reserva de Contingência	0,00	0,00	0,00	0,00
TOTAL DA DESPESA	91.830.639,19	79.460.586,73	3.221.281,56	82.681.86^
CNPJ: 04.278.818/0001-21	/
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3.5. DA DESPESA PAGA
001631
As despesas pagas em 2023 pelos Poderes Executivo e Legislativo importaram em R$
81.273.176,91 (oitenta e um milhões, duzentos e setenta e três mil, cento e setenta e seis reais e
noventa e um centavos), demonstrado abaixo por categorias econômicas e Poder.
Quadro 14:
Despesa	Dotação atualizada	Despesa Paga		
		Poder Executivo	Poder Legislativo	Consolidado
Despesas Correntes	71.028.428,73	65.953.594,66	3.134.954,36	69.088.549,02
Despesa de Capital	20.802.210,46	12.103.213,69	81.414,20	12.184.627,89
Reserva de Contingência	0,00	0,00	0,00	0,00
TOTAL DA DESPESA	91.830.639,19	78.056.808,35	3.216.368,56	81.273.176,91
Quadro 15:
Despesas segundo Categoria Econômica	Autorizada (1)	Empenhada (2)	Liquidada (3)	%	
				(2/1)	(3/2)
Despesas Correntes	71.028.428,73	70.238.395,24	69.914.023,10	98.89%	99,54%
Despesa de Capital	20.802.210,46	19.744.049,97	12.767.845,19	94,91%	64,67%
Reserva de Contingência	0,00	0,00	0,00	0,00%	0,00%
Despesa Total	91.830.639,19	89.982.445,21	82.681.868,29	97,99%	91,89%
4.	DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
Os Demonstrativos Contábeis, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade,
devem ser extraídos dos registros e documentos que compõem o sistema contábil, e guardas
observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e, ainda, propiciando o suficiente
entendimento do que cumpre demonstrar.
Segundo art. 101 da Lei Federal 4.320/64, os resultados gerais do exercício serão
demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na
Demonstração das Variações Patrimoniais - Anexos 12, 13, 14 e 15.
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4.1. DO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
001632
O Balanço Orçamentário de acordo com o artigo 102 da Lei Federal 4,320/64 “demonstra as
receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas”, o qual demonstramos a seguir sinteticamente:
Quadro 16:
1 - Receita Prevista	61.968.270,00
2 - Receita Arrecadada	96.512.416,21
3 - Despesa Fixada	91.830.639,19
4 - Despesa Executada	89.982.445,21
5 - Superávit	6.529.971,00
4.2.	DO BALANÇO FINANCEIRO
O Balanço Financeiro é a demonstração das receitas e despesas orçamentárias e extra-
orçamentárias, conjugados com os saldos, em espécie, provenientes do exercício anterior e os que se
transferem para o exercício seguinte.
Apresentamos a seguir uma síntese do resultado da execução financeira do Município em 2023.
Quadro 17:
1. Saldo do exercício anterior	14.451.497,91
2. Receita orçamentária	96.512.416,21
3. Transferências financeiras recebidas	3.205.383,40
4. Receita extra orçamentária	11.810.217,83
5. Total da Receita (1+2+3+4)	125.979.515,35
6. Despesa orçamentária	89.982.445,21
7. Transferências financeiras concedidas	3.205.383,40
8. Despesas extra orçamentária	10.730.447,15
9. Saldo do exercício seguinte	22.061.239,59
10. Total da Despesa (6+7+8+9)	125.979.51535
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4.3. DO BALANÇO PATRIMONIAL
001633
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que evidencia as contas de ativo (bens e
direitos) e passivo (obrigações), indicando a situação patrimonial liquida do Município.
Apresentamos a seguir uma síntese do Balanço, onde fica evidenciado em saldo patrimonial
positivo no exercício de 2023, no valor de R$ 87.355.022,67 (oitenta e sete milhões, trezentos e cinquenta e
cinco mil, vinte e dois reais e sessenta e sete centavos).
Quadro 18:
1. Ativo Circulante	24.314.650,22
1.1. Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional	22.061.239,59
1.2. Créditos a Curto Prazo	70.895,53
1.3. Demais Créditos e Valores a Curto Prazo	1.901.474,20
1.4. Estoque	281.040,90
2. Ativo Não-Circulante	82.096.698,41
2.1. Ativo Realizável a Longo Prazo	8.466.409,45
2.2. Imobilizado	73.630.288,96
Total do Ativo	106.411.348,63
3. Passivo Circulante	3.112.097,84
3.1. Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais	49.771,78
3.2. Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo	1.411.390,18
3.3. Demais Obrigações a Curto Prazo	1.650.935,88
4. Passivo Não-Circulante	5.970.591,42
4.1. Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais	4.662.547,81
4.2. Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo	198.738,92
4.3. Fornecedores e Contas a Pagar a Longo Prazo	1.109.304,69
5. Patrimônio Liquido (l+2)-(3+4)	97.328.659,37
6. Total do Passivo	106.411.348,63
7. Passivo Financeiro + Restos a Pagar Não-Processados	13.035.962,76
8. Passivo Permanente	6.020.363,20
9. Saldo Patrimonial (6-7-8)	87.355.022,67
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001634
4.3.1.	DA DÍVIDA ATIVA
A Dívida Ativa compreende os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou
não. exigível pelo transcurso do prazo para os seus pagamentos após a apuração de sua liquidez e
certeza.
A Dívida Ativa Tributária é o crédito da Fazenda Pública proveniente de obrigação
legal relativa a tributos com os respectivos adicionais e multas.
Na Dívida Ativa estão registrados valores referentes aos devedores (pessoa física e
jurídica) com crédito com liquidez e certeza em favor do Município.
No exercício financeiro de 2023, a Dívida Ativa do Município acumula RS
1.334.296,27 (um milhão, trezentos e trinta e quatro mil, duzentos e noventa e seis reais e vinte
centavos), seguindo o detalhamento a seguir:
Quadro 19:
Descrição	Ativo Circulante	Ativo Não-Circulante	Total
Dívida Ativa Não-Tributária	70.895,53	938.330,58	1.009.226,11
Dívida Ativa Tributária	0,00	325.070,16	325.070,16
Totalização da Divida Ativa			1.334.296,27
Não houve inscrição em Dívida Ativa no ano de 2023.
4.3.2.	DOS BENS MÓVEIS E IMÓVEIS
O Balanço Patrimonial registra a incorporação de Bens Imóveis do Município,
consolidando o Poder Executivo e o Poder Legislativo devidamente listados nas Relações que
compõem esta Prestação de Contas.
No exercício de 2023, a Depreciação contabiliza RS 2.186.531,97 (dois milhões,
cento e oitenta e seis mil, quinhentos e trinta e um reais e noventa e sete centavos),
detalhada:
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001635
Quadro 20:
Entidade	Depreciação acumulada no exercício anterior	Depreciação acumulada exercício	Depreciação no exercício
Depreciação Bens Móveis - Poder Executivo	(6.139.007,46)	(8.291.209,48)	(2.152.202,02)
Depreciação Bens Imóveis - Poder Executivo	(2.759.568,78)	(2.759.568,78)	0,00
Totalização da Depreciação - Poder Executivo	(8.898.576,24)	(11.050.778,26)	(2.152.202,02)
Depreciação Bens Móveis - Poder Legislativo	(77.584,74)	(111.914,69)	(34.329,95)
Depreciação Bens Imóveis - Poder Legislativo	0,00	0,00	0,00
Totalização da Depreciação - Poder Legislativo	(77.584,74)	(111.914,69)	(34.329,95)
Totalização	(8.976.160,98)	(11.162.692,95)	(2.186.531,97)
Após o levantamento e atualização do patrimônio, a conta Bens Móveis registra as
seguintes movimentações:
Quadro 21:
Discriminação	Exercício anterior	Exercício 2023	Aquisições em 2023
Demais Bens Móveis - Poder Executivo	256.051,25	273.533,95	17.482,70
Bens de Informática - Poder Executivo	1.380.239,73	1.467.250,73	87.011,00
Móveis e Utensílios- Poder Executivo	8.662.281,29	8.790.843,79	128.562,50
Máquinas, Aparelhos, Equipamentos e Ferramentas - Poder Executivo	5.620.399,52	6.100.680,58	480.281,06
Veículos - Poder Executivo	6.322.325,71	9.314.295,71	2.991.970,00
Materiais Culturais, Educacionais e de Comunicação - Poder Executivo	217.019,70	217.019,70	0,00
Totalização Poder Executivo	22.458.317,20	26.163.624,46	3.705.307,26
Demais Bens Móveis - Poder Legislativo	11,00	12.811,00	12.800,00
Bens de Informática - Poder Legislativo	29.195,00	29.195,00	0,00
Veículos - Poder Legislativo	—79.020,00	79.020,00	0,00
Móveis e Utensílios - Poder Legislativo	119.269,45	131.555,45	12.286,00
Máquinas, Aparelhos, Equipamentos e Ferramentas - Poder Legislativo	26.472,48	26.472,48	0,00
Materiais Culturais, Educacionais e de Comunicação - Poder Legislativo	10.559,00	10.559,00	0,00
Totalização Poder Legislativo	264.526,93	289.612,93	25.086,00
Totalização do Município	22.722.844,13	26.453.237,39	3.730.393,26
O saldo da conta Bens Imóveis representa apenas os bens incorporados pela Prefeitura
e registra as seguintes movimentações:
Quadro 22:
Discriminação	Exercício anterior	Exercício 2023	Incorporações em 2023
Bens de uso comum do povo - Poder Executivo	171.970,18	171.970,18	0,00
Bens imóveis em andamento - Poder Executivo	25.338.218,81	36.601.417,75	11.263.198,94
Bens de uso especial - Poder Executivo	17.873.347,10	17.873.347,10	0,00
Demais bens imóveis - Poder Executivo	3.130.111,71	3.130.111,71	0,00
Totalização Bens Imóveis - Poder Executivo	46.513.647,80	57.776.846,74	11.263.198,94
Bens de uso especial - Poder Legislativo	562.897.78	562.897,78	0,00
Totalização Bens Imóveis - Poder Legislativo	562.897,78	562.897,78	
Totalização Bens Imóveis	47.076.545,58	58.339.744,52	LQóxifeb
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4.4.	DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
O demonstrativo das Variações Patrimoniais evidencia as alterações verificadas no patrimônio,
resultantes ou independentes da execução orçamentária e indica o resultado patrimonial do exercício.
De acordo com o quadro a seguir, as Variações Patrimoniais demonstram Resultado Patrimonial
superávit de R$ 23.845.536,95 (vinte e três milhões, oitocentos e quarenta e cinco mil, quinhentos e trinta
e seis reais e noventa e cinco centavos).
Quadro 23:
1 - VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS	108.117.245,09
1.1- Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria	2.731.576,91
1.2 - Contribuições	84.394,74
1.3 - Exploração e Venda de Bens, Serviços e Direitos	66.799,28
1.4 - Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras	1.972.801,40
1.5 - Transferências e Delegações Recebidas	103.242.100,17
1.6 - Valorização e Ganhos com Ativos e Desincorporação de Patrimônio	19.572,59
2 - VARIAÇÕES PATRIMONIAIS DIMINUTIVAS	84.271.708,14
2.1 - Pessoal e Encargos	38.588.015,97
2.2 - Benefícios Previdenciários e Assistenciais	72.072,60
2.3 - Uso de Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo	29.887.594,29
2.4 - Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras	2.999.520,53
2.5 - Transferências e Delegações Concedidas	11.585.256,29
2.6 - Tributárias	683.707,46
2.7 - Outras Variações Patrimoniais Diminutivas	455.541,00
3 - Resultado Patrimonial (1-2)	23.845.536,95
3.1 - Superávit Verificado	23.845.536,95
Os Balanços e Demonstrativos que compõe esta Prestação de Contas detalham, de forma clara e
objetiva, todas as despesas realizadas no exercício de 2023.
5.	LIMITE LEGAL COM PESSOAL
A despesa com pessoal total relativa ao exercício financeiro de 2023, calculada
conforme metodologia adotada pelo Secretaria do Tesouro Nacional, consolida dados dos Podçres
Executivo e Legislativo e é item mais significativo no conjunto de despesas fiscais.
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No levantamento, o Município de Novo Aripuanã considerou as despesas totais com
pessoal liquidadas nos 12 últimos meses (janeiro a dezembro de 2023), observando a Lei de
Responsabilidade Fiscal e, ainda, a Receita Corrente Líquida acumulada no mesmo período.
No exercício financeiro de 2023, a Receita Corrente Líquida Ajustada de Novo
Aripuanã, que serve de parâmetro para o cálculo das despesas com pessoal somou RS 68.492.633,11
(sessenta e oito milhões, quatrocentos e noventa e dois mil, seiscentos e trinta e três reais e onze
centavos).
Quadro 24:
Discriminação	Arrecadação 2023
Receita Corrente Líquida	73.139.835,91
Transferências obrigatórias da União relativas às Emendas Individuais (art. 166-A, § l°daCF)	(3.147.202,80)
Transferências obrigatórias da União relativas às Emendas de Bancada (art. 166, § 16 da CF)	(1.500.000,00)
Receita Corrente Líquida Ajustada	68.492.633,11
A despesa líquida total com pessoal do Município somou RS 37.741.297,96 (trinta e
sete milhões, setecentos e quarenta e um mil, duzentos e noventa e sete reais e noventa e seis
centavos) e representa 55,10% da Receita Corrente Líquida Ajustada, estando 4,90% abaixo do
limite máximo estabelecido pelo art. 19, inciso III da Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000.
Quadro 25:
DESPESA COM PESSOAL	DESPESAS EXECUTADAS		
	Liquidada	Inscritas em RAP Não Processados	Total da Despesa Liquidada de Pessoal
DESPESA BRUTA DE PESSOAL	38.226.525,33	0,00	38.226.525,33
Pessoal Ativo	38.154.452,73	0,00	38.154.452,73
Pessoal Inativo	72.072,60	0,00	72.072,60
Outras despesas de pessoal	0,00	0,00	0,00
DESPESAS NÃO COMPUTADAS	485.227,37	0,00	485.227,37
Indenizações por demissão e incentivos à Demissão Voluntária	485.227,37	0,00	485.227,37
Decorrente de decisão judicial	0,00	0,00	0,00
Despesas de exercícios anteriores	0,00	0,00	0,00
Inativos e pensionistas com recursos vinculados	0,00	0,00	0,00
DESPESA LÍQUIDA DE PESSOAL	37.741.297,96	0,00	37.741.297,96
Receita Corrente Líquida Ajustada			68.492.633,11
Limite de Alerta do Município			36.986.021,88
Limite Prudencial do Município			39.040.800,88,
Máximo de Despesa com Pessoal do Município			41.095.579,^í
Diferença para atingir o limite			3.35< jw
			
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6.	LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS COM EDUCAÇÃO
6.1. DESPESAS COM A MANUTENÇÃO DO ENSINO BÁSICO
De acordo com o Manual de Demonstrativos Fiscais aplicados à União e aos Estados,
Distrito Federal e Municípios, no último bimestre do exercício são consideradas as despesas
empenhadas para efeito de apuração do limite constitucional mínimo destinado à educação.
Atendendo as exigências do Manual, as despesas empenhadas em 2023 com ações
Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE somaram RS 12.749.987,63 (doze milhões,
setecentos e quarenta e nove mil, novecentos e oitenta e sete reais e sessenta e três centavos).
Aplicando o total da despesa à Receita de Impostos e Transferências utilizada como
base para o cálculo e arrecadada no mesmo período apuramos um percentual de 26,88% com gastos
direcionados à manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme detalhamentos a seguir:
Quadro 26:
RECEITA DE IMPOSTOS	2.692.085,81
RECEITAS DE TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS	44.745.597,21
Total das Receitas para cálculo	47.437.683,02
Mínimo da receita tributária e de transferências constitucionais a ser aplicado na MDE	11.859.420,76
No exercício financeiro de 2023 o Município de Novo Aripuanã aplicou RS
890.566,87 (oitocentos e noventa mil, quinhentos e sessenta e seis reais e oitenta e sete centavos)
acima do limite mínimo estabelecido pelo artigo 212 da Constituição Federal, comprovando a
preocupação da administração municipal com o ensino público.
6.2.	FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - FUNDEB
O Município de Novo Aripuanã arrecadou, no ano de 2023, RS 22.586.380,53 (vinte e
dois milhões, quinhentos e oitenta e seis mil, trezentos e oitenta reais e cinquenta e
centavos) em recursos para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educaçã
Valorização do Magistério - FUNDEB.
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Quadro 27:
Transferência do Fundo Principal	13.463.696,52
Complementação do Fundo	3.712.355,13
Transferência do Fundo VA AT	5.243.701,58
Transferência do Fundo VAAR	166.627,30
Rendimentos de aplicação	438.754,29
Total das Transferências do Fundo	22.586.380,53
Mínimo do recurso do FUNDEB a ser aplicado em remuneração dos profissionais do magistério	15.693.827,26
De acordo com o art. 26 da Lei Federal 14.113, de 25 de dezembro de 2020 (Lei do
Novo FUNDEB), alterada pela Lei Federal 14.276, de 28 de dezembro de 2021, uma parcela não
inferior a 70% desses recursos deve ser aplicada na remuneração dos profissionais do magistério da
educação básica em efetivo exercício na rede pública e define como remuneração o total de
pagamentos devidos aos profissionais do magistério da educação, em decorrência do efetivo
exercício em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do
Estado, Distrito Federal ou Município, conforme o caso, inclusive os encargos sociais incidentes.
No exercício financeiro de 2023, as despesas empenhadas pelo Município de Novo
Aripuanã com remuneração dos profissionais do magistério somaram RS 16.015.884,25 (dezesseis
milhões, quinze mil, oitocentos e oitenta e quatro reais e vinte e cinco centavos), compondo o
percentual de 71,44% do total de recursos do FUNDEB:
Quadro 28:
Ensino Infantil - Vencimentos e vantagens fixas e obrigações patronais	3.237.819,24
Ensino Fundamental - Vencimentos e vantagens fixas e obrigações patronais	12.778.065,01
Total das despesas para fins de limite - FUNDEB 70%	16.015.884,25
Percentual aplicado do FUNDEB 70%	71,44%
7.	LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS COM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE
SAÚDE
Para efeito de apuração do percentual de aplicação em ações e serviços públicos de
saúde, o Manual de Demonstrativos Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional estabelece que no
último bimestre do exercício deverá ser considerado o total das despesas empenhadas no período.
insiínrj^
s deverão
O art. Io do artigo 77 dos Atos das Disposições Constitucionais
juntamente com o artigo 7o da Lei Complementar 141/2012, determina que os Municípic
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001640
aplicar, no mínimo, 15% da receita de impostos a que se refere o artigo 156 e dos recursos de que
tratam os artigos 158 e 159. inciso I, alínea ‘b’ e § 3o em ações e serviços públicos de saúde.
As despesas empenhadas com ações e serviços públicos de saúde no exercício
financeiro de 2023 somaram RS 8.387.514,39 (oito milhões, trezentos e oitenta e sete mil,
quinhentos e catorze reais e trinta e nove centavos), que corresponde a 18,70% da receita para
apuração da aplicação em serviços públicos de saúde.
Quadro 29:
RECEITA DE IMPOSTOS	2.692.085,81
RECEITAS DE TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS	42.167.772,11
Total das Receitas para cálculo	44.859.857,92
Mínimo da receita tributária e de transferências constitucionais a ser aplicado em ações e serviços públicos de saúde	6.728.978,69
Quadro 30:
Natureza da despesa	Despesas empenhadas
Despesas com Saúde Atenção Básica	2.259.081,61
Despesas com Saúde Assistência Hospitalar e Ambulatorial	5.976.120,61
Suporte Profilático e Terapêutico	0,00
Vigilância Sanitária	152.312,17
Total despesas com ações e serviços públicos de saúde	8.387.514,39
8. DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA
A partir do exercício de 2000, o cálculo da Receita Corrente Líquida anual passou a
ser efetuado com base na Lei Complementar 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas
voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
A Receita Corrente Líquida atingiu o montante de RS 73.139.835,91 (setenta e três
milhões, cento e trinta e nove mil, oitocentos e trinta e cinco reais e noventa e um centavos) no
exercício financeiro de 2023.
A Receita Corrente Líquida ajustada para cálculo dos limites de endividamento
atingiu o montante de RS 69.992.633,11 (sessenta e nove milhões, novecentos e noventa e dois
mil, seiscentos e trinta e três reais e onze centavos) no exercício financeiro de 2023.
A Receita Corrente Líquida ajustada para cálculo dos limites de despesa com pessoal
atingiu o montante de RS 68.492.633,11 (sessenta e oito milhões, quatrocentos e noventa e ckdsr
mil, seiscentos e trinta e três reais e onze centavos) no exercício financeiro de 2023. Q
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ESTADO DO AMAZONAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ARIPUANÃ
001641
9. DOS RESTOS A PAGAR
Para atendimento do Princípio do Equilíbrio das Contas Públicas, expresso no § Io do
art. Io da Lei Complementar 101/2000, as despesas inscritas em Restos a Pagar - Processados e Não
Processados - deverão estar, ao final de cada exercício financeiro, cobertas pela disponibilidade
constante nas contas de caixa e bancos, possibilitando seu pagamento no exercício seguinte.
As Disponibilidades de Caixa e Bancos e o saldo total de Restos a Pagar do Poder
Executivo existentes em 31 de dezembro de 2023 estão demonstradas na relação de Restos a Pagar
que compõe esta Prestação de Contas.
A regra do art. Io, § Io, da Lei Complementar 101/2000, foi obedecida pelo Poder
Executivo, visto que as suas disponibilidades de caixa são suficientes para o pagamento no exercício
seguinte, da totalidade dos Restos a Pagar existentes no final do exercício financeiro de 2023.
IV. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
A presente Prestação de Contas Anual do Município de Novo Aripuanã foi elaborada em
observâncias às determinações legais que regulam a matéria, sendo composta por todos os anexos previstos
no art. 10 da Lei Complementar 6 de 22 de janeiro de 1991.
0 Município procurou retratar no presente relatório, os principais aspectos da gestão, ocorridos
no exercício encerrado em 2023, com clareza e objetividade, pondo-nos à disposição dessa Augusta Corte de
Contas, para quaisquer esclarecimentos que se tornarem necessários.
Novo Aripuanã (AM), 29 de Dezembro de 2024.
JOCION^DOS SANTOS SOUZA
Prefeito Municipal
CNPJ: 04.278.818/0001-21
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